Diferenças entre 2.4 e 5.0 gigahertz

Uma das grandes questões de quem utiliza o Wi-fi é: por que a velocidade que eu contratei não chega? O texto a seguir responde essa e outras questões.

Da invenção do roteador até pouquíssimo tempo atrás, esse equipamento funcionava exclusivamente na frequência 2.4 Ghz. Funcionava bem, pois essa frequência tem bom alcance e atende perfeitamente às pequenas velocidades de conexão disponíveis no mercado até então. 

O cenário mudou com a criação dos planos de 50, 100, 300, 500Mb e até um giga de velocidade. Percebeu-se que a frequência 2.4 Ghz já não atendia a essas velocidades, que começaram a ocorrer na frequência 5 GHz.

Surgem assim os roteadores DUAL-BAND, com utilização de ambas as frequências simultaneamente. Na prática, pode-se dizer que quando objetivo é um maior alcance (ou seja, precisa-se que o dispositivo funcione a uma distância maior do roteador) deve-se utilizar a frequência 2.4GHz, abrindo mão de parte da velocidade da banda. 

Já quando o objetivo é obter maior velocidade da banda utiliza-se a frequência 5.0 GHz, sempre a pequenas distâncias do roteador. Ou seja, abrindo mão de um maior alcance. 

A boa notícia é que essa mudança já é feita automaticamente pelos roteadores DUAL-BAND. Ou seja,  se você está próximo ao roteador, ele vai conectar na rede 5GHz, mas quando distanciar, vai trocar para a 2,4 GHz, para que assim, o dispositivo não fique sem internet.

Resumindo:

2.4 GHz = alcance

5.0 GHz = velocidade

Porém, temos um outra grande questão MUITO IMPORTANTE: nem todos os dispositivos funcionam na frequência 5.0 GHz, como é o caso de boa parte dos celulares que circulam no mercado e foram projetados antes de haver esta necessidade. Estes vão navegar em velocidade máxima entre 50 e 70 Mb, o que, ainda assim, é suficiente para funcionar perfeitamente.

Além disso, há diversos outros fatores que influenciam, como por exemplo, a compatibilidade de frequência e o processamento do dispositivo. Alguns, infelizmente, não conseguem processar informações tão rapidamente, mesmo possuindo a frequência 5.0 GHz.

Portanto, para receber velocidades acima de 100 megas, o seu dispositivo precisa ser compatível e o ideal é verificar antes de escolher o plano. Além do mais, um teste de velocidade para dar 100% certo precisa ser feito em um dispositivo compatível e através de cabo de rede. 

De qualquer forma, os planos de mais 100 mega foram criados principalmente para múltiplas conexões. Ou seja, “dividir” a velocidade entre todos da residência, para garantir uma navegação estável e veloz para todos os usuários. 

Logo, dependendo de quantas pessoas moram na residência, esses planos compensam mesmo sem dispositivos compatíveis.

Esperamos que suas dúvidas tenham sido esclarecidas. Não esqueça que estamos sempre disponíveis por ligação ou WhatsApp no 0800.494.2030. 

 

<- VOLTAR 

2 comentários sobre “Diferenças entre 2.4 e 5.0 gigahertz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *