Entenda o seu roteador: Procedimentos de verificação de problemas

Você sabia que quando a sua internet para de funcionar, na maioria das vezes, você mesmo pode fazer ela voltar a normalidade? No texto a seguir vamos falar sobre o seu roteador, suas “luzinhas” e como podemos interpretá-las em casos de problemas, para que o retorno da internet na sua residência seja o mais rápido possível.

Na Osirnet nós temos dois tipos de equipamentos. O Huawei e o TP LINK. O Huawei é o roteador que todo mundo tem em casa. Esse equipamento recebe o cabo da Fibra Óptica diretamente do poste, por isso chamamos ele de router. Ele possui essas luzes na frente que nos auxiliam a uma melhor interpretação do que está funcionando ou não nele.

Luz power – Mostra se o equipamento está energizado. Caso essa luz esteja apagada, aperte o botão ON/OFF traseiro, verificando se a luz acenderá. Se não acontecer, verifique se está bem conectado à tomada, podendo até mesmo testar o equipamento em outra, para entender melhor o problema. Não é comum, mas variações elétricas podem queimar a fonte do equipamento, protegendo o router de avarias, o que justificaria também a luz apagada.

Luz PON – Trata-se da sincronização do equipamento com o servidor. Deve estar sempre ligada e estabilizada. Caso esteja piscando, pode haver um problema de configuração impedindo o seu funcionamento. Nesse caso, é indicado acionar o suporte técnico.

LOS –  Diferentemente das demais, esta pisca em vermelho. Esse indicador, quando estiver piscando, nos diz que não está chegando sinal no equipamento. Isso acontece em problemas com o conector, ou mesmo na Fibra Óptica. Não tem muito o que fazer nesse caso, o indicado é acionar o suporte técnico o quanto antes.

LAN e TEL – Mostram atividade, vão estar piscando ou não, e essa variação ocorre sempre que houver uso da internet por essas portas.

Em outras residências, terá também um roteador TP LINK. Assim como o Huawei, esse equipamento tem luzes indicativas, as quais veremos a seguir:

Power –  A primeira luz da esquerda, também mostra se o equipamento possui energia. Caso a luz esteja apagada, podemos também verificar o botão ON/OFF traseiro ou a tomada em que está ligado.

As duas próximas luzes nos mostram se há atividade no Wi-Fi 2.4 GHz e 5 GHz, respectivamente.

A quinta luz é mais importante, pois diferente das outras, pode acender laranja. Isso ocorre se os cabos estiverem corretamente ligados, mas não houver internet chegando até ele. Nesse caso, acione o suporte. Agora, caso esta luz esteja apagada, é possível que o cabo não esteja corretamente ligado no equipamento. Este cabo sai do equipamento Huawei, na portinha AMARELA e deve chegar na portinha AZUL deste equipamento.

Esperamos ter ajudado você a entender melhor os equipamentos que tem em sua residência. Clientes da Osirnet podem sempre acionar o suporte técnico pelo 0800 494 2030.

Em caso de dúvidas, contate-nos nas redes sociais @osirnet.

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