O que é velocidade de download e upload?

Você já ouviu falar em velocidade de download e upload? Sabe o que isso significa e qual seu impacto na sua internet? No post de hoje, o Seu Osir traz tudo que você precisa saber sobre o assunto!

A velocidade de download e upload são alguns dos principais indicadores utilizados para medir a qualidade da internet, já que elas impactam diretamente no desempenho da conexão.

A velocidade de download se refere ao tempo que a sua conexão leva para acessar e extrair dados de um servidor. Na prática, isso representa a rapidez da sua internet para acessar sites, carregar streamings, baixar arquivos e por aí vai.

A velocidade de upload, por sua vez, é a rapidez com que sua internet envia dados para um servidor. O upload se refere a videochamadas, envio de mensagens e arquivos, jogos online e outros.

Na maior parte das atividades que realizamos online, utilizamos o download e o upload simultaneamente. Observe uma pesquisa no Google, por exemplo: digitamos o que queremos encontrar na busca (upload) e o Google retorna com os resultados (download). Por isso a escolha de uma conexão veloz é fundamental para uma boa experiência online.

A velocidade ideal para você depende das suas necessidades. O comparador de planos Melhor Escolha, por exemplo, elegeu os provedores mais rápidos do país. No Rio Grande do Sul, a Osirnet foi eleita a mais veloz, com média de velocidade de download e upload de, respectivamente, 83 Mbps e 67 Mbps.  

Upload é mais lento que download?

Se você realizar um teste de velocidade na sua internet, provavelmente a velocidade de download será maior que a velocidade de upload. Essa relação é muito comum em planos de internet tradicionais.

Isso acontece porque a maior parte das atividades que realizamos online demandam mais download do que upload. Enquanto enviar um comando simples para abrir uma página envolve poucos dados, o download desses dados exige uma banda muito maior. Assim, mesmo que a velocidade do upload seja menor em comparação a velocidade de download, isso não prejudica a experiência online.

Para pessoas que realizam atividades que pedem mais velocidade de upload, como streamers e youtubers, existem planos que oferecem velocidades mais altas, que podem chegar, inclusive, ao mesmo valor do download. 

_____

Na Osir você encontra velocidade e estabilidade por um excelente custo-benefício! Entre em contato através do 0800 494 2030 e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *